domingo, 11 de março de 2012

Seca e Apatia

Nesse final de semana estive em Uibaí, tendo presenciado situações alarmantes. A seca que vem prejudicando toda a plantação, agora, de forma direta já atinge a água de Mirorós.
O interessante é que a comunidade ainda não percebeu o problema. Ninguém, ao meu ver, está fazendo nada. Até as rezadeiras perderam a fé. Ninguém "rouba um santo"; ninguém molha o cruzeiro, nada! E os outros? Os outros estão procurando intrigas, de quem é a culpa por a estrada Poço-Uibaí não sair; apostando que candidato A ou B não registra candidatura; alguns ajustando apoios políticos, fazendo festas, etc, etc, etc.
Eles estão esquecendo que podem morrer de sede! É necessário que o prefeito convoque a população, crie um gabinete de emergência e adote medias rápidas para diminuir os problemas causados pela estiagem. Ainda existe água no subsolo. Há poços perfurados sem motor para escoar a água. A população precisa ser conscientizada, etc. Há barragens que podem ser reativadas. Há muito o que fazer. O que estamos esperando?

Um comentário:

Pedro Primo disse...

É verdade Fábio, apatia mesmo, basta lembrar que há alguns anos Uibaí fornecia água doce para muitas cidades da região. Temos que levar em conta que a população cresceu, os usos da água se diversificaram, etc.Ainda assim acredito que o subsolo de Uibaí tem condições de abastecer bem a sua população. O município tem em toda a sua extensão o "pé da serra" é provável que tenha capacidade para outros poços como o da Formosa, tem também no Poço, há um em Traíras que jorra água pela boca, então há alternativas para amenizar o sofrimento do povo. Como o município fez a concessão do serviço da Água para a EMBASA tem que cobrar desta as providencias no sentido de utilizar estas alternativas. A EMBASA pode adquirir lotes de terra nestas áreas, perfurar poços, fazer o tratamento in loco, e distribuir para a população sem precisar depender de Mirorós ou do São Francisco.