terça-feira, 6 de março de 2012

Boca preta, Jacus Baleados, etc em Uibaí

Os cabos eleitorais se movimentam a fim de que seus possíveis eleitores não percam a oportunidade de se alistar para as próximas eleições.Aqueles que residem na cidade, mas tem seus títulos em outros municípios, já procuram a comarca de Central para as transferências.
foto: uibai.nafoto.net
Nem tudo começa, já ficam uns e outros falando: fulano fez transferências usando o mesmo endereço de sicrano, e o mesmo acontece com umas dez pessoas.
Os do outro lado também completam: estamos de olho para não deixar vocês fazerem transferências ilegais. Uns se escondem dos outros, mas não adianta. Todos se encontram no Fórum em Central. A preocupação para não ser "jacu baleado" (expressão atribuída àqueles eleitores que perdem a eleição) faz com que todos se desloquem para garantir a documentação necessária ao alistamento. Mesmo assim, ainda existe o "boca preta", nome dado àqueles eleitores que estão fora da sua zona eleitoral e ficam só "peruando", não votam nem em um nem no outro, em outras palavras, o título é de outra cidade ou não pode votar.
Desse modo a política de Uibaí vai se movimentando, com visitas de ambas as correntes aos povoados, comendo uma galinha aqui, outra ali, patrocinando uma festa, visitando um doente, indo a um enterro, etc.

Nenhum comentário: