quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Comunidade, sem perceber estabelece um calendário cultural e pode lançar "FESTA DA FLOR DO IMBU"

Sempre defendo a utilização dos espaços públicos para integração da comunidade. É assim que tudo começa: é alguém que declama uma poesia; que se conversa e fortalece os vínculos de amizades; que se arruma uma namorada; que se apresenta uma peça teatral; que se dança; que se ... que se... quase tudo...
As atividades ao ar livre, sempre que viáveis, precisam ser priorizadas em detrimento aos eventos fechados. É claro que há eventos que pedem um ambiente diferente, uma sala, um auditório, uma quadra, etc.
Parafraseando o poeta, a "praça é do povo". Então acho que deve-se tentar dar mais utilidade a todas as praças do município. Por quê, por exemplo, não se pintar as praças com estruturas apropriadas para brincadeiras, como : macaca, amarelhinha, etc. Por que os bancos das praças, estão quase todos quebrados? É preciso olhar e com outros olhos.
Em Poço de Uibaí, estabeleceu-se, informalmente, um calendário de festas, quais sejam:
19/03 - Festa de São José (antes só tinha procissão, agora tem-se festa, com integração da comunidade)
Mês de junho/julho - Festa de São João/São Pedro
Final do ano - Evento festivo, com premiação dos alunos. Existem outros eventos não direcionados a um público maior, que serão catalogados posteriormente.
Prestigia-se, sempre que possível, a praça. No próximo ano, é possível que tenhamos mais um evento para completar o calendário cultural: "FESTA DA FLOR DO IMBU". 
Aguardamos sugestões a fim de melhorarmos esse trabalho, tornando-o mais útil a todos. Também não avocamos toda a responsabilidade pela realização dos eventos, contamos sempre com o apoio dos amigos e do poder público, e esperamos novas iniciativa, da forma que tem que ser para as coisas acontecerem.

Um comentário:

Pedro Primo disse...

Está para entrar no calendário oficial de festas de Uibaí o São Pedro de Mandacaru. Uma festa bem simples mas que tem um lado muito rico de integração de diversas gerações de pessoas que já moraram ali, outros que tem parentes, outros pela festa religiosa e já surge aqueles que vão por curiosidade e que saem elogiando pelo seu caráter peculiar, a forma simples daquele povo dançar, a diversidade e fartura de comidas, enfim o São Pedro de Mandacaru tem todos os ingredientes da festa na roça, como de fato é, a simplicidade das pessoas, as comidas tradicionais, a festa religiosa (missa, procissão, leilões, sorteios)e também a profana (com o forró na barraca de Jachsom)sem falar da boa proza.
Que venha 2012 e desde já todos estão convidados!
Abraços!