quinta-feira, 7 de julho de 2011

A Barriguda sumiu de Uibaí

Algumas plantas já não existem mais em Uibaí. A barriguda, planta que foi muito utilizada para esculpir canoas, com o caule em um formato bem peculiar, aparecia na região do Boi Carreiro (Estrada Uibaí - Ibititá), já não existe mais.
Já pude navegar, na década de 80, com canoas de barriguda, na Salina do Poço e também na Lagoa de Zé Vermelho. Eu só não me tocava que uma planta havia sido cortada para fazer tal embarcação.
É urgente que cada um, em sua propriedade ou no quintal de casa tente trazer de volta espécies que estão desaparecendo. A barriguda é só um exemplo. Só conheço um pé de imburana de cheiro, que já está com os dias contados, pela tirada de cascas para fazer remédio. Está errado tirar cascas? - Não. Está errado ter só um pé!
Muita gente utiliza as plantas de várias formas mas ainda não têm a consciência que, se retirar um galho, uma planta, outra precisa ser replantada para manter o equilíbrio. Teremos 04 meses de seca, calor e poeira, muitas plantas não suportarão. O que podemos fazer para controlar essa situação?

3 comentários:

Celito Regmendes disse...

CALMA cumpadifábio, apesar de toda degradaçaõ e sakanagem com nossa fauna e flora, a velha barriguda AINDA RESISTE em vários lugares como quixabeira, caldeirão e na serra azul e até mesmo no boi carreiro onde recentnemente fotografei uma florida, ta no meu orkut inclusive...

Fábio Rosa disse...

Celitão, arvores que eu citei são raridade em aí. Não as vejo onde eu via. Para mim, sumiu! Se existem, são poucos exemplares. Pergunte a algum jovem que não mora próximo a elas para ver se ele as conhece.

gustavo rocha disse...

realmente as barrigudas(madres da caatinga,como gosto de chamar)estão diminuindo,assim como outras já citads por fabio.mas como disse ai regmendes ainda existem muitos exemplares,eu conheço varios na serra azul(como tb tenho registros em meu orkut),talvez a imburana de cheiro esteja mais ameaçada do que a barriguda.
mesmo assim ainda temos belos "pés" de ambas as especies em nosso fragil bioma.
como também é verdade que precisamos ter consciência de que por cada galho ou arvore cortada,ou até mesmo sem o fazer,devemos sim enterrar uma nova muda em nosso solo.
cito como exemplo aqui,o brejo de altair,onde aroeiras plantadas por nós em 2009 hhj já se encontram floridas.bem como pau brasil,barriguda,ipês dentre outros.
INTÉ!!!