sábado, 6 de fevereiro de 2010

Depois deste ano é que poderemos avaliar melhor.

Acabei de ler um jornal, denunciando a inércia do prefeito municipal. Em que pese os argumentos ali lançados, utilizando o nosso poderoso direito de expressão, omite dados, ou se dá pouca relevância a aspectos positivos.
Não tinha mesmo esperança de se ter um "espetáculo" de mudanças em Uibaí, neste primeiro ano. Talvez, o primeiro ano de cada governo, deva se agradecer ou até mesmo criticar o anterior. A responsabilidade do atual gestor está relacionada à execução do que está orçado. Veja porque:
A LOA (lei orçamentária anual) foi aprovada no ano anterior ao atual prefeito, logo pelos princípios orçamentários, somente em determinadas situações pode se aprovar créditos adicionais. Assim qualquer gasto precisa está previsto no orçamento.
Por outro lado, o plano pluranual, que deve ser aprovado no primeiro ano de um governo, se estende até o primeiro ano do seguinte.
Deste modo, as críticas são bem vindas, e tanto o prefeito como seus secretários devem encará-las no sentido construtivo. Lutou-se muito para chegar ao poder, então agora é hora de se comportar à altura.
A questão do concurso público carece de mais de informações. A garantia de devolução dos valores, em caso de anulação, é insuficiente. Os uibaienses precisam saber o que está acontecendo. Caso esteja sendo feita alguma investigação sigilosa, é só avisar que o procedimento corre em segredo. Mas não venha a oposição dizer que precisa esclarecer os acontecimentos, pois o decreto municipal foi claro, visto que afirma que o certame fora suspenso em função de denúncias de 03 vereadores e sugerida pelo MP. É simples, é só darem publicidade ao documento apresentado ao MP. A quem interessa ficar alimentando especulações?
O concurso público veio para , em especial, garantir os princípios da impessoalidade,igualdade e legalidade, colocando o município em sintonia com o que estabelece a Constituição Federal, sob pena de não receber recursos e sofrer outras sanções. Não há dúvida que este concurso, com esta ou com outra organizadora, sairá em breve, sob pena de o próprio MP e o TCM promover ações para impedir o repasse de verbas ao município. Entretanto, como houve denúncias, é preciso que sejam apuradas, ainda que demore um pouco, pois a moralidade administrativa é que está em jogo. Se o interesse público estiver em jogo, este supera a publicidade, mas é preciso que alguém chame o problema para si e informe que algo está acontecendo.
Quanto aos aspectos positivos, destaco a coleta de lixo, o que nos povoados era inexistente. Isso significa muito, mas muito mesmo. A reforma do hospital e o cascalhamento das estradas são obras notáveis. O 2º grau no Poço foi um avanço, entretanto é preciso motivar aqueles alunos, com o intuito de dar uma função ao que eles fazem. Poucos conhecem o sistema de cotas e as oportunidades que se tem nas universidades, como a existência de residências universitárias e bolsas de estudo. Eles acham que o ensino médio é o limite. Logo, querer minimizar os avanços e enaltecer pontuais inércias, me parece desproporcional e injusto. Vamos participar, se queremos o melhor para nossa cidade. Quem pode assistir a uma sessão na câmara, pedir informações sobre projetos, vá, temos o esse direito/dever como cidadão.
Por hoje é só. Darei continuidade aos outros temas lançados no início, em outros textos.

Nenhum comentário: