sexta-feira, 20 de novembro de 2009

De tanto olhar para cima o pescoço fica duro!

"Setembro passou, com oitubro...". O sertanejo, "...antes de tudo um forte...", nessa época não se cansa de olhar para o céu.
É de lá que vem a "divina providência", assim chamada a abençoada chuva.
Olhamos para a região sul na TV, se acabando em água, e às vezes perdemos a fé. Por que será que não chove nesta terra? Por que as chuvas aqui são tão irregulares?
Mas aqui, se chover, "...dá de tudo, arroz milho e feijão, tomara que chova logo..." É assim, no que tange à atividade econômica, precisamos essencialmente de chuva, de água. Será que ainda é possível retirar a água do subsolo, ou o chão vai afundar como em Lapão?
Mas será que já não é hora de se procurar outra tendência para Uibaí? Alguém já visitou a cachoeira de Boca D'água? Que lugar agradável! Lá já se descobriu uma tendência: turismo (através da cachoeira) e as festas nos clubes. Era preciso também que, após o investimento em novas tendências, um banco estatal financiasse para alguém a construção de um hotel, pousada em Uibaí. O São João é só nosso ou podemos incentivar a ida de visitantes? Como eles serão recebidos lá?
Por que não se incentivar uma festa de argolinha anual? Por que não se trazer eventos como a semana de arte, congressos regionais para a cidade? Por que não se expandir o campeonato de futebol para todos os povoados? Por que não praticamos outros esportes: natação, voleibol, basquete, atletismo?
A falta de dinheiro e consequentemente de estrutura é decisiva no sentido de impedir o avanço nos planos acima. Entretanto, qualquer avanço nos itens acima, significará, mais cedo ou mais tarde a inclusão de um jovem, com benefícios imensos para sua vida pessoal. Por ora, resta dizer que temos vontade. Então já temos 50%. Como, em relação à limpeza, já se avançou bastante, não tenho dúvida que em breve, já teremos projetos com a tendência acima.

Nenhum comentário: