domingo, 15 de julho de 2012

Que não aconteça em Uibaí o que aconteceu em Ibipeba


Que Uibaí não se transforme em Ibipeba. No ano de 2012 um fato atípico na política regional aconteceu. Na cidade de Ibipeba houve apenas um candidato a prefeito (Israel Lélis).

Neste ano, dois candidatos disputa a eleição Uibaí. Imagino como seria terrível ter apenas um candidato. A quem iríamos chamar de “jacu baleado”, como comparar quem fez ou fará mais, como discutir projetos? – Não teria. Tudo seria sem graça. A diversão de quem torce por Pedro Rocha é falar de Birinha, com as raríssimas exceções. Da mesma forma os que torcem por Birinha gosta de Criticar Pedro Rocha ou o PT, também com as devidas ressalvas.

O fenômeno ocorrido em Ibipeba se deve a uma série de acordos que conduziram o atual prefeito, que disputara a eleição anterior com Israel, a vir apoiar o então ex-adversário. Seria mais ou menos Pedro Rocha lançar Raul para Prefeito.

A título de exemplo, quando morei na Casa dos Estudantes de Uibaí, também se tinha uma disputa acirrada entre duas chapas. Fazia-se correspondências aos sócios da AEUSU, plano de governo, comissão eleitoral, campanhas, etc.

Na CEU, “involuiu-se “ para uma chapa, muitos achando que se tratava de um consenso. Bobeira nossa, era o prenúncio do fim da entidade (AEUSU). Posteriormente ficou difícil formar uma chapa, e hoje a entidade agoniza, com registros atrasados, falta de recebimento de taxa social, sem participar do São João de Uibaí, sem Forroceu, sem mais, sem mais...

Sinceramente, torço para que haja disputa na eleição municipal. Uma coisa chamada democracia requer uma participação mínima do cidadão na vida da cidade. Sei que muitos criticam a forma de se tratar de política. Eu digo, melhor assim! Se a nossa situação se assemelhasse à da cidade vizinha, o que iriamos falar.

Onde estariam as inaugurações de comitês, carreatas, disputa voto a voto, o assunto mais falado em toda roda. Enquanto soubermos respeitar o direito de cada um, enquanto reinar a tolerância, a vontade de fazer o melhor pela cidade, a política é sempre bem vinda, devendo ser discutida 24 horas por dia, todos os dias do ano. Existindo disputa, existirá confronto de ideias, de opiniões, de planos.

Nenhum comentário: