quinta-feira, 17 de maio de 2012

Enquanto um chora, o outro gela!

O título acima não é o que parece ser. Um utensílio que foi bastante usado pelo sertanejo em outros tempos, ainda persiste em algumas residências do interior.
Ele também é muito famoso por ser utilizado em uma brincadeira junina, onde as pessoas o enchem de guloseimas, a fim de que o participante o quebre.
Já descobriu não é: o pote. Pois é! Vivia em Poço de Uibaí um senhora de Nome Corina. Ela era do povo de Dominguin. Na sua residência havia um pote que mantinha a temperatura da água bem baixa. Não chegava a doer os dentes, mas se destacava dos demais. Era uma verdadeira geladeira de Barro.
Por outro lado, na casa de Zeca Preto, havia outro pote que também tinha uma função diferente: meteorologista. Nas vésperas de chuvas, o pote começava a "chorar". Vazava um pouco de água sinalizando que o tempo estava mudando e, em 70% das vezes, chovia. Índice próximo ao climatempo, somar, etc.
Não digam que é mentira não. Aproveite para perguntar a outras pessoas. Deve ter alguma explicação científica, mas ninguém nunca quis investigar.



Leia: em Uibaí, falar de Política é sempre bom!

3 comentários:

Pedro Primo disse...

Diga Fábio.
Quimicamente falando, os potes de barro esfriam a água pelo seguinte: o barro é poroso (apresenta pequeníssimos buraquinhos) permitindo que parte da água passe através dele. Parte dessa água evapora retirando calor do pote e do restante da água que fica dentro do pote, ficando assim mais fria.
Quanto ao pote meteorologista de Zeca Preto, o que ocorre certamente está relacionado à composição Química. Há determinados tipos de solo que tem na sua composição sais de cobre, de cobalto que absorvem a umidade. Quando está para chover a umidade do ar aumenta consequentemente o barro do pote absorve essa umidade e fica suado ou chorando.
Acredito que seja isso.
Abraço!

Artigos e crônicas de Antonio Franco Nogueira disse...

Olá amigo. Gostaria que fizesse contato.

Antonio Franco Nogueira
www.camacarifatosefotos.com.br
antoniofranco.nogueira@gmail.com

Artigos e crônicas de Antonio Franco Nogueira disse...

Olá amigo. Gostaria que fizesse contato.

Antonio Franco Nogueira
www.camacarifatosefotos.com.br
antoniofranco.nogueira@gmail.com