sábado, 21 de janeiro de 2012

Os melhores nomes para vereador em Uibaí

Há muito se discute quais seriam os melhores nomes para vereador na Cidade de Uibaí. Muitas pessoas apontam defeitos no desempenho da atual composição. Além dos diversos problemas que existiram ao longo desses três anos, ficou clara a falta de coerência entre eles: no primeiro momento Luiz Machado venceu Tarcício que era apoioado por Davi e, depois, foi a vez de Davi vencer Tarcício, agora com apoio misto (oposição e situação). Gostaria de ver os projetos votados de iniciativa da câmara, além dos de iniciativa do executivo.
Nos povoados, sobretudo onde não existe um vereador morando na comunidade, as pessoas reclamam da falta de representante. Não se tem uma referência próxima para se sugerir alguma indicação a fazer ao executivo, críticas, etc.
Seria esse o papel do vereador: 1) o "pau para toda obra", aquele leva os doentes ao médico, aquele que está presente na comunidade vivendo os problemas e procurando as soluções? 2) Ou seria o burocrata que conhece os tribunais de contas, ligados aos deputados A,B,C, todo o processo legislativo, que sabe fazer leis, criticar os textos enviados pelo executivo, etc.? 3) Ou seria o vereador "lagartixa", que apenas movimenta a cabeça, amigo do prefeito, que não fala, não cria, não critica, "nem fede", "nem cheira"?Pelo visto o mais importante são as pessoas, não os partidos.
É possível que existam outras reflexões, mas o que está mais latente, no meu observar, são estas. Sei também que a resposta mais correta seria um nome que englobasse todas as qualidades positivas citadas, além de outras. É um dilema que o eleitor precisa resolver até o dia 07/10/2012. Qual o perfil do vereador que ele deseja. Vai manter os atuais ou vai mudar? Quem ele prefere? Adianto que não existe um nome completo. É preciso escolher mesmo um perfil, acreditar e trabalhar esse nome.

Leia também: A política em Uibaí e o Munturo

Nenhum comentário: