Completa agora 15 anos que os estudantes da Casa dos Estudantes de Uibaí ocuparam, pacificamente, a Prefeitura Municipal, paa fim reivindicar o cumprimento de acordo para o pagamento de materiais de construção, cuja compra foi autorizada, mas o pagamento não foi honrado, no prazo certo, pelo prefeito da época.
A CEU estava com vários problemas estruturais, tendo até caído parte do seu teto. A diretoria da AEUSU era composta por Iomar Machado, Vítor Gomes, Sérgio de Nazi, Tonhão e outros. Foi necessário realizar a compra de materiais, tendo a prefeitura autorizado esta, mas na hora de pagar, ameaçaram dar um calote.
Saímos pedido dinheiro, pegando carona, mas fomos todos a Uibaí reivindicar o cumprimento do acordo, sob pena de a associação ter a conta bloqueada, por emissão de cheque sem fundo expedido para a compra dos materiais de emergência.
Só durou uma manhã. O Mestre recebeu uma comissão se comprometendo a agora cumprir o que vinha sendo descumprido. O único fato desagradável foi um dos seguranças da corte que apareceu armado, tentando amendrontar os ocupantes, fato que também foi logo superado.
Aquele momento foi significativo. Precisamos relembrar a história para sabermos quem é quem. O tratamento dispensado pelos diversos prefeitos de Uibaí à CEU nunca foi dos mais adequados. Hamilton, Renato, Raul e Pedro Rocha, todos saíram da CEU, todos beberam daquela fonte. Todos viveram os problemas e, na sua época, sabiam qual era a solução: precisávamos da presença do poder público. Hoje a residência ainda carece de muita coisa. Aquele movimento serviu para a formação política de muita gente, e promoção pessoal de outros. Apesar de ser pouco falado, esquecido por muitos, foi uma iniciativa que deu resultado. Depois da pressão, a prefeitura honrou sua promessa. Tinhamos o direito e fomos reivindicá-lo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário