domingo, 4 de setembro de 2011

Faz 15 anos que estudantes da CEU ocuparam a Prefeitura Municipal

Completa agora 15 anos que os estudantes da Casa dos Estudantes de Uibaí ocuparam, pacificamente, a Prefeitura Municipal, paa fim reivindicar o cumprimento de acordo para o pagamento de materiais de construção, cuja compra foi autorizada, mas o pagamento não foi honrado, no prazo certo, pelo prefeito da época.
A CEU estava com vários problemas estruturais, tendo até caído parte do seu teto. A diretoria da AEUSU era composta por Iomar Machado, Vítor Gomes, Sérgio de Nazi, Tonhão e outros. Foi necessário realizar a compra de materiais, tendo a prefeitura autorizado esta, mas na hora de pagar, ameaçaram dar um calote.
Saímos pedido dinheiro, pegando carona, mas fomos todos a Uibaí reivindicar o cumprimento do acordo, sob pena de a associação ter a conta bloqueada, por emissão de cheque sem fundo expedido para a compra dos materiais de emergência.
A popução de Uibaí abraçou a nossa causa, centenas de pessoas percorreram as ruas da cidade gritando palavras de ordem, o que fez o então prefeito fugir da prefeitura, se abringando na Câmara Municipal, sob um pretexto qualquer. Um grupo de pessoas ficou acampado na prefeitura, aguardando uma solução, queríamos ser recebidos pelo "Mestre."
Só durou uma manhã. O Mestre recebeu uma comissão se comprometendo a agora cumprir o que vinha sendo descumprido. O único fato desagradável foi um dos seguranças da corte que apareceu armado, tentando amendrontar os ocupantes, fato que também foi logo superado.
Aquele momento foi significativo. Precisamos relembrar a história para sabermos quem é quem. O tratamento dispensado pelos diversos prefeitos de Uibaí à CEU nunca foi dos mais adequados. Hamilton, Renato, Raul e Pedro Rocha, todos saíram da CEU, todos beberam daquela fonte. Todos viveram os problemas e, na sua época, sabiam qual era a solução: precisávamos da presença do poder público. Hoje a residência ainda carece de muita coisa. Aquele movimento serviu para a formação política de muita gente, e promoção pessoal de outros. Apesar de ser pouco falado, esquecido por muitos, foi uma iniciativa que deu resultado. Depois da pressão, a prefeitura honrou sua promessa. Tinhamos o direito e fomos reivindicá-lo.



Nenhum comentário: