quinta-feira, 16 de junho de 2011

São Pedro, as viúvas e o esquecimento

A festa de São Pedro, por muito tempo foi comemorada em Uibaí. Lembro-me que no início dos anos 90, quando Simone e Simária (hoje integrantes do Forró do Muído) começavam a ganhar os shows de calouros mirins, isso ocorria normalmente no dia 24/06, a festa ia de 23 a 29, de São João a São Pedro. No dia 29 de junho havia o reprise com vencedores.
Tonho de Miranda, candidato em todos os anos, chegou a estar entre os melhores cantores. Tapioca já tinha vencido o pau de cebo mais de 10 vezes. Havia torcida organizada para eleger a rainha do São João. Todas eram bonitas, mas vencia mesmo aquela que tinha mais admiradores. Sabia-se que no dia 29, quem não vira a primeira apresentação, tinha a oportunidade de revê-la.
Em Mandacaru de Uibaí ainda se comemora o São Pedro. Há missa, procissão e festa em uma barraca montadada com chão batido.
Sabemos que a cada dia o São João custa mais caro e os recursos diminuem. Surgiram demandas nos povoados (Poço, Boca D'Água), mas esqueceram o São Pedro. Isso não pode impedir o acesso à cultura e a proteção àquilo que é tradição.
No Poço, a festa ocorrerá nos dias 01 e 02 de julho, não no São Pedro. Acho que o departamento de cultura precisa enfrentar essa questão. As festas juninas não podem ter como objetivo principal o lucro. Por exemplo, no dia 02 de julho, independência da Bahia e a verdadeira independência do Brasil, ocorrerá a festa do Poço, como se fosse uma festa junina. Talvez, pouco se falará da importância dessa data.
Respeito a opinião de quem defendeu a nova data, permitindo que mais pessoas frequentem a festa, gerando mais lucros para os comerciantes, mas acho que deveria ter alguma festa no dia 29 (São Pedro).
São Pedro, que tem as chaves da porta do céu, segundo a fé católica, também era quem fechava as festas do mês de junho. Nessa data, as viúvas e os viúvos faziam mais uma fogueira, independente daquela que já tinham feito no São João.
No interior, fazer a fogueira, é algo sagrado. No mínimo, quem não quiser seguir a tradição, será penalizado com frio. Isto posto, sugiro que não abandonemos o São Pedro, diante da sua importância nas festas juninas.

Nenhum comentário: