terça-feira, 14 de junho de 2011

"...eu não sei se eu mudei, ou mudou o São João..."


Algumas coisas aconteciam no São João que hoje não as vejo mais. Tínhamos o costume de saltar o "tição" para se tornar compadre ou comadre de alguém. Tinha batizados nas fogueiras. Havia uma celebração maior dessa festa.

O ato de saltar o fogo, a brasa, normalmente simbolizava o nascimento ou a confirmação de amizade ainda maior. Ainda hoje, muitos conhecidos se tratam de "cumpadi" e "cumadi", com base nas palavras ditas no dia da fogueira de São João.
Selar uma amizade ou um batismo com o fogo junino era uma prática comum em Uibaí. Nos dias atuais, com a correria da vida, tende-se a não valorizar a proximidade com as pessoas.
Manda-se um e-mail, telefona-se, ao invés de encontrar nossos amigos. Aprendemos a achar que incomodamos a todos e somos incomodados. Essa amizade eletrônica parece-me muito frágil. 
Pensemos nisso nesse São João e saíamos de nossas casas, vizitemos nossos vizinhos e outras pessoas que também prestigie uma boa conversa. Vamos mudar de atitude. "São João dormiu, São João acordou, boa noite meu cumpadi, que São João mandou".


Nenhum comentário: