quinta-feira, 2 de junho de 2011

Crítica do uibaiense Gustavo Rocha à estrada na Serra Azul


Esse, se ocorrer, será o tiro de misericórdia em nossa querida serra azul!!! Se os amigos, quando em visita a Uibaí, tivessem um tempinho (já que com a "estraga" que corta a resistência da serra, não se gasta mais que vinte minutos pra se chegar ao topo) e a curiosidade de ver em que se resulta tal obra, não seriam de total acordo com essa política suja que envolve as boas intenções e a preocupação destes lideres com os serranos e com o escoamento de frutas de mirorós.



Chegando ao topo, nota-se que onde há pouco tempo (4 a 5 anos) existiam roças com grande produção, vê-se um terreno fraco,com 80% de pedras soltas, e pequenos pés de andu, mandioca, sendo o abacaxi o que resiste um pouco mais,devido sua boa adaptação ao terreno pedregoso.

Sabemos que, uma roça na serra só produz com qualidade por em media 5 anos, como foi citado.pois esse é o tempo que as águas da chuva(a erosão) leva para acabar com o solo, retirando todo o barro, e componentes orgânicos depositados ali durante séculos, e de quebra, levando tudo isso direto pro riacho serra azul, onde ficam os brejos que já não se tem quase água, ou mesmo exista aquele barro preto(humos) característico de antes. Nota-se que a água existe,só que embaixo de uma larga camada de arreia lavada,trazida do topo da serra, das roças. Sendo o agricultor obrigado a roçar e encoivarar(botar fogo) mais várias tarefas de terra para garantir seu sustento(como vi no ultimo domingo 29 de maio quando estive lá conversando com alguns amigos sobre o assunto).



Será que o que se gastaria cortando a serra,ou fazendo uma estrada em local ermo, em mata virgem(ou parte dela) não seria mais caro do que beneficiar uma já existente?

Dando sim a volta na serra, mas por outro lado dando uma volta por cima do desmatamento que já acabou com a maior parte dela?



ADEUS SERRA AZUL,

OS COTURNOS DO PROGRESSO

ESMAGARAM A TI E A TEU HUMILDE POVO!!

(Comentário de Gustavo Rocha neste Blog). Crítica construtiva e inquietante. Parabéns! Vamos discutir mais!!!
---------------------------------
corrigido o nome de Gustavo Machado para Gustavo Rocha (Em 03/06/2011)

Um comentário:

gustavo rocha disse...

caro fabio,sria gustavo rocha.mas como sabemos que todo rocha é machado e vice versa fica valido tb(mas ficando claro que tenho mais ainidade com a tribo dos rocha)