domingo, 30 de janeiro de 2011

Minhas Alvistas

Existem expressões que caem em desuso ou, às vezes, desaparecem da comunicação cotidiana.
Durante a minha infância, pude perceber, diversas vezes as pessoas trazerem boas notícias. Não era raro tais pessoas serem recompensadas, "pagas", pela novidade que traziam.

Era um conterrâneo que tinha saído há muito tempo, tendo então voltado; era algo inesperado que acontecia. Assim, trazer boas notícias era motiva para dizer : "paga minhas alvistas".

Não sei a origem da expressão, mas, quando uma vaca, uma cabra, uma égua paria, quando um animal perdido aparecia, era razão para se aproximar do interessado e dizer: "paga minhas alvistas!".

Outro dia um senhor queria me trazer uma notícia que um amigo do meu pai tinha aparecido. Então, aproximou-se ele sorridente e disse: "paga minhas alvistas". Eu ainda lembrava do que significava. - Disse: Pago. Então ele me disse que aquela pessoa que tinha 30 anos desaparecido, agora tinha retornado à terra natal.

Assim, com expressões como a citada, construímos a nossa identidade. Não vi isso fora de Uibaí. No livro de Pita Paiva ("Um Conto em Cada Canto"), são trazidas várias expressões que formam o nosso vocabulário particular, vale a pena apreciar.

Então, se alguém chegar e disser: "minhas alvistas"! Pode pergundar qual é a novidade, mas também trate de dar-lhe um agrado...

Até a próxima.





3 comentários:

GTV BOCA DO INFERNO disse...

Fábio, na verdade a expressão "alvistas" é uma corruptela, uma variação popular de alviçaras, expressão que veio do árabe para o português e se refere a uma recompensa que é dada a alguém que trazia notícias novas.

gustavo disse...

uma outra expresssão que ainda é bem usada em nossa região é o "que tal?".um dia fui interrogado por um colega aqui em ssa que falou:rapa esse "que tal" até hoje só vi o pessoal de uibai falar....
foi ai que me dispertou a curiosidade,comecei a observar e percbi que de fato,só vejo a gente usando.será que procede?

Celito Regmendes disse...

EM RELAÇÃO AO TERMO :é ALVISSARA OU ALVIÇARA COMO POSTEI??? ACHO Q É O PRIMEIRO..
ah gustavo isso ja deu pano pra panga, acho q todo uibaiense ja levou alguma gozação por causa desse Q TAL pelo mundo afora, penso q isso só é usado em uibaí,vila e povoados assim como é usado em central, p dutra e talvez gabriel ,lugares fundados por uibaienses e, como somos filhos de GENTIO DO OURO E XIQ-XIQ vou perguntar se é usado por lá...
OUTRA COISA, ha algum tempo venho achando q os MACHADO de uibaí são das ILHAS DOS AÇORES DE PORTUGAL, ou de lá ou do norte do país, vou v tambme se encontro algo nesse sentido, é bem provávle q se um desses lugares ainda usar o Q TAL ,É UM FORTE SINAL DE ONDE VEIO "NOSSA RAÇA RUIM" como dizia vó jovita, pode ser tambme q tenha sido algo criado aqui nos primórdios, mas acho q é bem mais antigo...
GALERA DE LETRAS ajude a gente cambada!!