terça-feira, 11 de agosto de 2009

Premonição

El escorpión pidió al sapo para transpórtalo hasta el otro lado del río. El sapo dijo que no, pues él lo picaría.
“Pero esto es ilógico”, digo el escorpión, “sí yo te pico moriremos ambos pues yo me ahogaría junto contigo”. El sapo lo creyó y lo transportó
En la mitad del río el escorpión lo picó. El sapo desesperado protestó: “Pero vamos a morir ambos. Tú me lo hiciste comprender…”
“Verdad”, digo el escorpión. “Pero no puedo ir contra mi propia naturaleza”. Thetônio dos Santos]


O rompimento do PMDB no governo estadual confirma a crônica acima. Nós uibaienses ficamos ansiosos, uma vez que alguns representantes que apoiaram a atual gestão municipal pertencem ao PMDB. Ora, tais pessoas irão contra a natureza, vez que sempre seguiram outra linha política? Vão com Wagner ou com Gedel?
Aguardamos ainda a inserção de medidas incentivadas pelo governo estadual e federal. Acreditamos que em Uibaí existem diversos potenciais que podem ser explorados. Tudo isso carece de uma boa representação na Assembléia Legislativa e na Câmara Federal. É inegável que os deputados mais votados na última eleição (Pinheiro e Zé das Virgens) estão muito distantes. Pinheiro, Secretário de Estado, não é mais o elo de ligação com Brasília. Zé das Virgens, prefeito de Irecê, renunciou e foi arriscar a vida no executivo.
Já se questionou acerca do "sabiá" que só aparecia no tempo em que as bananas estavam maduras, agora é a hora de pedir respeito ao nosso voto.
Ao que parece o PMDB (escorpião que se alimenta de cargos) picou o pobre "sapo" do Wagner. O PMDB não conseguiu ir contra sua própria natureza e deixou o governo. Pergunto? Os compromissos firmados em Uibaí continuam válidos? Alguns indivíduos irão contra sua natureza?
Sinceramente, não acredito. O fato é que os dias estão passando e se sente uma indefinição. O partido que se alimenta de cargos (como já afirmou Boechat), assim como o escorpião assombrado, se auto-destrói, a partir de Brasília. Mas por outro lado, surgem milhares de filhotes nutridos por outras funções de segundo escalão. Cada cidadão uibaiense precisa questionar aos candidatos que lá irão pedir votos acerca da real pretensão de representá-los. Não podem depois de eleitom virar as costas para a cidade, candidatar-se a prefeito e cuidar apenas do seu "curral" e se tornar inacessível. Precisamos de apoio na área de educação, incentivos ao esporte, promoção dos projetos que já existem na SSP/BA relativos à polícia comunitária e educadora, reabilitar a estrutura agrícola e cuidar da saúde de perto. Assim criar-se-á um antídoto certeiro contra a picada do escorpião. Os que elegemos não nos picou, mas não nos deu a vitamina capaz de caminhar com mais força rumo ao progresso, forçando uma luta severa pela sobrevivência e para ocupar um lugar ao sol. Mesmos assim, a gente chega lá.

Nenhum comentário: