terça-feira, 21 de julho de 2009

Criar uma "tropa de elite"

É importante lembrar a sina do povo do poço. Nascíamos para fazer concurso. Foi essa a idéia plantada a partir da década de 1980. Tal característica do nosso povo é conhecida Brasil afora. Inúmeras vezes, ao identificar a minha naturalidade, surgiu a pergunta: é aquela cidade onde tem um pequeno lugar de um povo concurseiro - Poço de Uibaí.
Afirmo que sim. E logo se faz mais um amigo e se conhece mais um admirador do Poço. Esta fama também se espalhou diretamente na Microrregião de Irecê. Os alunos que vêm do Poço, gozam de um certo respeito.
Entendo que ainda podemos avançar mais. Já escrevi neste blog, acerca da possível criação da nossa "tropa de elite para concursos". Em que consiste?. Consiste, em capacitar e fornecer incentivos para os concurseiros garantirem suas vagas Brasil a dentro. Fornecer o que for necessário para formar jovens competitivos nos mais diversos certames da administração direta e indireta(a nível municipal, estadual e federal).
É importante salientar que temos uma boa turma no aguardo de oportunidades. Quantas vezes eles sonham viajar para prestar um concurso, mas se esbarram na falta de dinheiro para as apostilas, livros, inscrição, passagens, hospedagens.
Acredito que nós que já conseguimos angariar uma vaga no mercado de trabalho temos a responsabilidade de colaborar com nossos irmãos conterrâneos. Essa colaboração vai desde uma conversa, quando lá estamos, até o fornecimento dos elementos básicos para a realização de provas.
Existe um dilema muito grande entre os jovens, entre optar por fazer concurso, ou vestibular. É inegável a tendência dos estudantes do Poço em direção ao concurso público. Como já disseram que o trabalho dignifica o homem, não será passar em um concurso, que, por si só, irá desviar o desenvolvimento educacional de alguém.
Assim, sugiro, que nos empenhemos no sentido de criar um fundo pró-concurso, elaborando um bom projeto, de modo a oferecer a quem tiver interesse os meios necessários para viajar o Brasil e conquistar uma das milhares de vagas que todos os dias se encontram abertas nos diversos entes estatais.
Sugiro, inclusive, criar o primeiro encontro de concursados do Poço, formulando um evento, com palestras, confraternização e uma festinha para a nossa gente (outros passos: levantamento de possíveis concurseiros, critérios de formação do fundo, critérios de utilização do fundo, etc).
Já conversei com algumas pessoas e soube que surgiria, em breve, um grupo em Brasília que discutiria este assunto. Por ora, parece que ainda não houve discussão neste sentido. Então, você que está lendo, opine sobre esta sugestão. Espero que em breve consigamos designar uma "tropa de elite" para conquistar as vagas que se encontram disponíveis. Frise-se, por oportuno, que quando se dá estas oportunidades, estamos colaborando para o desenvolvimento do nosso povoado. Pronto! agora você já tem uma idéia do que pretendo. Quando tiver um tempinho, discuta, pense em mais sugestões, vamos tentar concretizar estas idéias. Até a próxima.

3 comentários:

robenilsoncardoso disse...

Olá caros companheiros, olá companheiro Fábio. Já tive o prazer de acessar este canal em outras ocasiões. Parabenizo por esta iniciativa. Li a sua postagem e me chamou bastante atenção o fato de falar da educação do nosso pé-de-serra e da sua sujestão. Bem, por falar nisso, existe sim um grupo que foi criado ano passado com debate voltado para a educação do Poço. Já evoluimos bastante e hoje é um grupo pequeno, mas, coeso, que está decidindo e debatendo sobre a criação de uma casa de estudantes do Poço. Para ser mais claro, já existe um lote que foi doado para este fim, existe uma conta bancária para arrecadar fundos e vamos nos reunir dia 08 de agosto para capinar o lote e fazer uma assembléia. Estamos em campanha para arrecadar fundos para construirmos este sonho. Divulgue esta idéia e entre em contato com agente para debatermos mais a respeito. Um grande abraço. Meus contatos: robenilsoncardoso@hotmail.com. Pode acessar uma comunidade no orkut que eu criei - Poço de uibaí. Até breve.

Robenilson Cardoso disse...

Olá Fábio , aquele grande abraço. Temos um grupo aqui em Brasília com o objetivo de discutir formas para a educação do Poço.
Com o objetivo de incentivar, dar apoio e condições para que as pessoas do nosso pé-de-serra possam continuar seus estudos na capital federal.
O objetivo principal desta comunidade é somar esforços para que seja construída uma casa de estudantes na cidade de Valparaíso de Goiás, distante 35 km de Brasília, tornando assim, mais concreto a realização de sonhos de várias pessoas. Conto com o apoio e a paticipação de todos, conterrâneos ou não.

UIBAÍ AGORA disse...

Companheiro fábio,
Mais uma vez ocupo este espaço para parabenizá-lo pela iniciativa. Mas quero também corroborar as palavras do companheiro Robenilson, pois estou acompanhando de perto o desenvolvimento passo a passo deste grande projeto de apoio à comunidade estudantil do nosso querido e inesquecível pé-de-serra.
gostaríamos de contar com a sua colaboração para a concretização do mesmo. Neste momento todos poderão ficar inteiramente informados sobre tudo o que está acontecendo a respeito deste projeto acessando a página e o blog do Grupo. Poderão ainda mandar quantas mensagens desejarem.
Peço sua contribuição também no sentido de divulgar nosso acessos através deste espaço.
Um grande abraço,
Valtenci Miranda

Página do Grupo:
http://groups.google.com/group/pocodeuibai-ba?hl=pt-BR

E-mail do Grupo:
pocodeuibai-ba@googlegroups.com

Blog do Grupo:
http://grupodeapoiocomunidadeestudantilpoco.blogspot.com/
(em desenvolvimento)