sábado, 2 de agosto de 2008

No campo da política, ética é falta?

Como tenho uma pequena participação na vida social da comunidade de Poço, alguns amigos me cobraram um texto sobre a atual conjuntura política de Uibaí. Respondi a eles dizendo: meu conhecimento sobre política e, sobretudo sobre a política local é muito incipiente. Mas, como cidadão, não posso deixar de atender ao pedido desses queridos conterrâneos.
Tentei me afastar um pouco do tema, mas sempre a gente volta a ele. É da política que se extraem os benefícios comuns. A participação do Estado é importante para garantir a saúde, segurança, educação, enfim uma vida mais agradável para todos. É através do voto que damos a autorização para algumas pessoas fazerem as coisas por nós e para nós. Me permitam, para fundamentar o meu raciocínio, citar uma respeitável autora, Marilena Cahuí, que em seu livro Convite à Filosofia, aborda sobre a ética. Ela diz que: "...no campo da ética...nem todos os meios são justificáveis, mas apenas aqueles que estão de acordo com os fins da própria ação...".
Em Uibaí, temos aparente dois lados: O do atual prefeito e o candidato da oposição. Ambos reivindicam o apoio dos executivos estadual e federal. Logo, não existiria oposição de ponta a ponta.
O fato que intriga muitas pessoas que sempre acompanharam o PT em Uibaí é a aliança com o deputado Reinaldo Braga. Isso, a meu ver é preocupante. Como pode os vereadores, fundadores do PT em Uibaí, subir em um palanque ao lodo de um dos mais defensores da Direita, do Carlismo na Microrregião de Irecê, aplaudi-los ?
O fato inegável é que o apoio de Reinaldo Braga trará muitos votos para o candidato Pedro Rocha, votos estes que na eleição anterior foram para o prefeito Raul. No entanto, essa aliança está deixando algumas pessoas à margem, pois elas não querem votar no PT nem no PTB. Ninguém teve coragem de lançar uma terceira candidatura que pudesse apresentar uma proposta diferente.
Agora fica a nossa pergunta: quem está agindo com ética. Será que, como dizem, os fins justificam os meios, neste caso?
Qual será a participação de Dorival em uma futura gestão do PT? Você se lembra quanto o Dorival foi criticado pela oposição, chegando até ser processado e afastado, temporariamente, do cargo de vereador.
Acredito que, por não conseguir êxito nas ultimas eleições municipais, a esquerda de Uibaí decidiu, aproveitando a queda do Carlismo, atrair dissidentes para, agora, alcançar o poder.
Considero que não houve um atentado à lealdade existente entre os membros da esquerda, pois, pelo que parece, o apoio dos dissidentes do Carlismo, foi uma determinação superior, ou pelo menos, uma “sugestão” vinda de Salvador e Brasília.
É preciso frisar, que, quem vencer a política de Uibaí deverá ter quem os represente em Salvador e em Brasília. Os deputados apoiados por ambos os lados, na última eleição, não me parecem aptos a esta representação vejam só: os de Raul, não se elegeram ; Zé das Virgens, deputado eleito com expressiva votação em Uibaí, é candidato em Irecê. Ora, ele esqueceu que quem o elegeu, o elegeu para representar a região. E Pinheiro? Também é candidato em Salvador, como prefeito de Salvador fará muito pouco por Uibaí.
Então amigos, já não sei quem é quem. Parece que todos nos enrolam, uns com ética e outros sem ética.
Então, ainda que se pretenda o melhor para a nossa cidade, a resposta definitiva à pergunta: Os fins justificam os meios?, só poderá ser dada em caso de vitória, após os 04 anos. A princípio, a resposta é negativa, por não ter havido uma participação das bases na decisão.

Nenhum comentário: