segunda-feira, 2 de julho de 2012

São João 2012 em Uibaí - perdeu quem não foi!


Entrada para a Praça do São João
Brincadeiras na Praça

São Pedro em Poço - Praça lotada

Festa de São Pedro em Mandacaru - Procissão


O São João passou. Resta a saudade. Mais uma vez o nó na garganta e aquela sensação de que acabou mesmo. Agora é esperar a próxima oportunidade de retornar a Uibaí. Pude participar de eventos no Mandacaru, Poço e Uibaí. Além da festa, revemos diversos amigos que estão fora. Pessoas de Mato Grosso, Brasília, São Paulo, Salvador, e Irecê e várias outras cidades prestigiaram os eventos.
Muitos críticos que queriam se curvar à seca, blefaram. O sertanejo disse: “nada nos abate, somos, antes de tudo, fortes”. É claro que se tivéssemos tido uma boa safra, tudo seria melhor. Haveria um saco de milho, de mamona,  para vender e ir à festa. Mas, como a “praça é de todos”, lisos e endinheirados participaram do evento marcado pela paz e pela animação.
fogueira em pé - Poço
Um dos melhores eventos de todos os tempos. Perdeu quem não foi. Merece destaque também o evento encabeçado por Marília, realizado na Praça Velha, teve algo de diferente. Após a apresentação de um documentário, contando a passagem de Zequinha Barreto e Lamarca na região, exibiu-se um vídeo em homenagem a Silvio Véio, seguindo-se de um respeitável forró.
 A sensação é que devia ter sido assim mesmo. Como sempre, para não ser perfeito, a parte da infraestrutura está precária. Nos povoados, quem não tem seu carrinho, se vê para conseguir um “taxeiro”; faltam banheiros limpos e os jovens ainda abusam das bebidas. Não se comentou a ocorrência de acidentes graves e o saldo desse São João foi positivo.

2 comentários:

Joluc disse...

Muito bom o são joão deste ano...

Joluc disse...

Muito bom o são joão deste ano..