segunda-feira, 19 de março de 2012

Padre proíbe realização de evento no dia 19/03 no Poço


A UDEP estava se preparando para realizar, como de costume, uma grande festa na praça de Poço de Uibaí, no dia 19/03/12, entretanto, encontrou resistência por parte de algumas pessoas da Igreja Católica.

A igreja precisa andar junto com a comunidade.. O evento não seria realizado durante as atividades da paróquia. A ordem foi dada a Ermelino, diretor da escola e membro da UDEP.

Tal comportamento é prejudicial à cultura local, onde as pessoas já estão acostumadas com a festa. O momento era útil para a integração da comunidade e oportunidade para os comerciantes venderem seus produtos.

Em outra oportunidade o Padre já proibiu a realização de reuniões na Igreja construída pela comunidade.

O evento não era somente constituído por música, como também por apresentações teatrais, leilões, poesias, etc.

Outro fator negativo é o fato de abrir precedente para que sejam outros eventos como a Festa de São Sebastião e Santana, em Hidrolândia, São Pedro em Mandacaru, Santa Luzia em Chapadinha, festa da Padroeira em Uibaí, e outras serem combatidas.

É necessário que o departamento de cultura intervenha nessa situação e compre a briga das comunidades para que esse fato não se repita. Queremos todas as instituições sintonizadas para trazer o melhor para nossa gente. Por outro lado, a comunidade de Poço e a UDEP também não podem ficar parados, dizendo amém a tudo.

3 comentários:

Pedro Primo disse...

Que situação heim Fábio? É por essas e outras que a Igreja Católica a cada dia perde fieis para outras religiões. Mas o que acho mais incrível é que o Padre é natural do recôncavo baiano,região onde o sincretismo religioso é tão forte e o sagrado e o profano estão convivem lado a lado e não se ver censuras desta natureza. O que dizer da Festa do Bonfim em Salvador, do 02 de fevereiro...
Quero deixar uma pergunta. O Padre tem poderes para proibir o evento? A comunidade é obrigado a aceitar essa imposição?
Um Abraço!

Alderi disse...

quem é esse padre?por acaso é o xerife do poço ou de Uibaí,quem é ele para proibir qualquer evento que seja,o povo do poço não pode se calar diante de tal fato.

Clélia disse...

Que atraso!!
Quando esse Padre descobrir que Deus só espera de nós que sejamos humanos e amemos nossos irmãos, terá uma grande surpresa, ele ainda não tem capacidade de discernir o certo do errado, ainda não sabe que a alegria deve andar junto com a caridade, no momento só consigo sentir pena, peço a Deus que o ilumine para não cometer tantas atrocidades, pensemos nele como alguém que ainda não aprendeu.