domingo, 2 de outubro de 2011

Cheiro de Terra molhada - Chuva dos Imbu

Foto de Pé de umbu
O que na cidade a gente repele, a chuva, no sertão, é divino, é desejável. Está se aproximando o período de início das chuvas, é provável que já na próxima semana ocorra a chuva dos "imbu" em Uibaí. Essa chuva coincide com o início da floragem do umbu, que nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, nos trará as deliciosas frutas.

Já "desbotei" os dentes algumas vezes comendo as figas de imbu/umbu. É uma sensação ruim, mas todos quando passam em um pé de umbu sempre provam o sabor. Não tendo o umbu, vai a figa, não tendo a figa, vai a folha.
Tem umbuzeiro cedeiro, tardão, doce, azedo, de todo jeito. O cheiro no sertão muda, tem cheiro de flor, de umbu, de terra molhada. Muita gente aproveita para ganhar uns trocados catando umbu e vendendo à turma da zona urbana. No Poço se destacam: o Pé de Imbu da Garrafinha, o Pé de Imbu de Zeca Preto, o Pé de Imbu de Irene, e vários no Boi Carreiro.
Pé de Umbu ou Pé de Imbu
Até a Lei Penal nessa época se flexibiliza pelo costume. Não conheço registro de ocorrências em função de furto de umbu. Talvez o próprio costume revoga a lei nesse ponto e, pelo princípio da insignificância, os "roubos" dos umbu não passa de leve aborrecimento. Normalmente as pessoas já avisam: "vou passar na sua roça para catar uns imbu", vira-se as costas e pronto. A autorização é presumida.
O período marca também pelas águas na serra, os riachos correndo e muito mais. É um período belo no sertão.




LEIA TAMBÉM:  UIBAÍ: CAMPONESES DE UIBAÍ, IGNORADOS PELO ESTADO, PEDEM ATENÇÃO!

Nenhum comentário: