quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Deputado Joaci apresentou moção de congratulações a Uibaí


MOÇÃO Nº 13.410/2011

 

Moção de congratulação em homenagem à passagem dos 50 anos de emancipação política e administrativa do município de Uibaí, Estado da Bahia.

 

 

                        O deputado infrafirmado,  faz inserir, nos anais da Assembleia Legislativa da Bahia, Moção de Congratulações ao município de Uibaí, pela passagem do seu qüinquagésimo aniversário de emancipação política e administrativa em que se comemora no dia 22 de setembro. 

 

                        Antiga Canabrava do Gonçalo), Uibaí localiza-se no noroeste do Estado da Bahia na microrregião de Irecê a 503km de salvador capital do estado.

                        Município criado , com o território de “Uibaí” (atual sede), sendo desmembrado do município de Central, por força da Lei nº 1.494 de 22 de setembro de 1961.

                        Ubaí tem, atualmente, uma população estimada de 14.160 habitantes e extensão territorial de 516 km², o município tem como principais atividades econômicas a agricultura (banana e manga) e a pecuária (aves e caprinos).

                        O município é composto pela sede , pelo Distrito de Hidrolândia e pelos Povoados: Quixabeira, Boca d'água , Olho d’Água, Laranjeiras , Zumba , Brasil , Poço , Caldeirão, Mandacaru e Circuito dos Baixões.

                        Uibaí se destaca na prática esportiva, com ênfase no futebol, tendo  equipes respeitadas em toda região, Dentre as  quais destacam-se: Fluminense;  Flamengo (Quixabeira); Botafogo (Boca D'água); Cruzeiro FC (do Povoado do Caldeirão) e Sociedade Benfica FC. O futebol local é administrado  pela Liga Uibaiense de Futebol, com sede no no mesmo município.

                        Na religiosidade, são comemoradas os festejos  em louvor a Nossa Senhora da Conceição, no dia 08 de dezembro, ocasião em que os seus moradores demonstram a sua fé em  procissão seguida de novenas e missas. 

 

                        Hoje, nos congratulamos com a população Uibaiense  pelos 50 anos de emancipação política e administrativa, convictos que Uibaí é um município que caminha para o pleno desenvolvimento de suas potencialidades.

 

                        Dê-se conhecimento desta Moção de Congratulações ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Pedro Rocha Filho, à Câmara Municipal, as autoridades eclesiásticas, jurídicas, militares, à imprensa e em especial à nobre população de Uibaí.

        

 

Sala das Sessões, 20 de setembro de 2011

 

 

Deputado Joacy Dourado

Um comentário:

alderi disse...

gostaria de saber por quê não foi citado o povoado de Lagoinha que também faz parte de uibai sendo ainda maior que zumba,brasil,laranjeiras e caldeirão e o nosso time já foi campeão municipal.