quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Como exercer a cidadania desse jeito em Uibaí?

Ontem, tendo visto que a Prefeitura Municipal de Uibaí iria disponibilizar transporte para estudantes carentes que frequentem aulas em Irecê, eu, prontamente entrei em contato com o Colégio do Poço, com quem eu tenho contato contínuo.
Tive uma série de surpresas: apesar de o exame para ingressar no IFBA(Antiga Escola Técnica Federal\CEFET, recém criado em Irecê) não ser fácil, os estudantes sequer sabiam que existia e podiam concorrer. 2) Não sabiam que havia a possibilidade de a Prefeitura bancar as passagens. Ora, se já existe licitação para tanto, por que não estão preparando os jovens para enfrentar a concorrência!? É um direito para poucos?
Ingressar nos cursos do IFBA, para os jovens de Uibaí, é uma forma de garantir o seu futuro. O Instituto Federal formatá técnicos na área de combustíveis, eletromecânica e informática. Todos com campo de trabalho na própria região de Irecê. E mais, normalmente eles também saem preparados para o vestibular. Há professores muito bem capacitados.
Para meu espanto, os estudantes do colégio do Poço, boa parte deles, sequer tinham carteira de identidade, requisito para inscrição. Gente, o que é isso?. É descuido, falta de informação ou o quê.!?
É preciso alguém levar esses meninos e meninas para tirarem a identidade. Na época da eleição todos sabem conduzi-los ao cartório para tirar o título. Façam alguma coisa. Não é justo perder já por falta de requisito essencial à inscrição. Aguardo medidas nesse sentido. Quem estiver em Uibaí, por favor, pergunte a alguém da parte de ação social se os jovens de Uibaí estão devidamente documentados? Quanto ao exame do IFBA, acho que a atual administração deve seguir o exemplo de Dr. Renato, nesse ponto, que, quando prefeito, mandou vários estudantes para Salvador para concorrer à Escola Técnica Federal. Isso é investimento.

Nenhum comentário: