sábado, 11 de junho de 2011

São João 2011 em Uibaí: amanhecer ou amanhiçá?!

Essa expressão "amanhiçá" é de um ilustre conterrâneo, que durante os anos que colocamos a Barraca da CEU (Arraiá do Silvo Véio) nos fez companhia na madrugada do São João de Uibaí, desde quando ocorria na Praça Velha: Barro Duro.

A banda toca normalmente até umas 04 horas da manhã, exceto no último dia de festa que vai até 06h00/07h00. Depois desse horário, só ficam os bêbados, quem não achou carro para ir para os povoados, quem está trabalhando nas barracas e quem gosta mesmo de amanhecer o dia na festa.
Fogueira em pé.
Barro Duro era um desses que gostavam de amanhecer, nos dizeres dele, "amanhiçá". Mas ele dizia que só amanhiçava no São João quando estava bebendo, porque era frio demais: pois é, ele "amanhiçava" todo dia.
Barro Duro, certa feita, depois de tomar algumas fiado, chegou para o vendedor (Pedro Primo), perguntando se ele já tinha troco?. Pedro perguntou: que troco? se você não deu dinheiro algum? Barro Duro então fingiu que entendeu, depois disse: "tá bom então, bota outra aí". Barro nos comprava com sua conversa. Resultado, sobrava para Pedro pagar. Mas o tempo passava mais rápido.

Enquanto isso, Barro Duro contava uma poesia que ele declamou em uma festa de casamento, mais ou menos assim: "viva o noivo, viva a noiva, viva o santo sacratamento - todos na festa o aplaudiram-..." (o resto só com Barro Duro, nas madrugadas do São João").

Também apareciam na barraca figuras simbólicas como: Zé Barriguinha, contando de uma moça que ele tinha em Mato Grosso e que já foi delegado; Jamelão, perguntando a cada 10 minutos que horas eram; o menino Hirão de Mozar (dizendo que ia deixar aquela vida de beber), Vítor de Cesar (Pinto), e Pepê (especialista em convencer os bêbados a irem para suas respectivas casas).  Quem já vivenciou situações como essa compartilhe conosco.

Um comentário:

gustavo rocha disse...

...viva a ... da noiva,com a .... do noivo dentro.
e ai baixavam o cacete no baixinho.salve engano, era assim que barro duro finalizava seu único verso,usado com todos e em todo são joão.
rapaz!!!quantos barro duro já levou com essa velha prosa em?
pois é,são muitos os "barro duro",que fazem o ar da graça em nosso são joão!!
barro duro,toe véi,josias,etc.são figuras folclóricas,tradicionais em nossso pé de serra.

além desse,ou melhor dizendo,por este e outros fatores,como:rever nossos amigos,que por varios motivos foram parar em cidades diferentes da que residimos.colegas de residencias(CEUs).por isso,é que,o melhor do são joão em uibai acaba sendo e sempre será,a nossa reunião;confraternização.e nisto sobretudo,é que nosssa festa se difere das demais.
ao contrario do que muitos pensam,não precisamos de grandes atrações,bandas de peso.pois ao meu ver teriam maior poder em descaracterizar nossa festa de paz e familia uibaiense(trazendo forasteiros,junto com esses,dentre outros fatores,o aumento da violencia),do que melhorar nossa festa em alguma coisa(além do mais essas bandas de sucesso,nada mais fizeram do que acabar com o forro).
....sei lá,pra mim essa de festão, não é a cara do nosso são joãozinho.

em fim,sai um puoco do foco,mas,esses "barro duro",esses "tõe véi",essa liberdade de se divertir até "amanhiça",com paz e tranquilidade em meio aos conterranios e alguns adotados tb claro, é que me deixa todo ano com a mesma expectativa de curtir nosso forrozim pé de serra ,no meu pé de serra.

INTÉ...