segunda-feira, 30 de maio de 2011

Câmara Federal confirma Pedido do Dep. Amauri

Conforme notas taquigráficas, está registrado: O SR. AMAURI TEIXEIRA (PT-BA). Sr. Presidente, apresento à Mesa requerimento em que solicito ao Ministério da Integração a construção da estrada vicinal da Serra, para ligação entre a sede do Município de Uibaí e o distrito produtor de frutas Mirorós.



Hoje os produtores de frutas desse distrito, que produzem 44 toneladas/ano, precisam percorrer 100 quilômetros por trás da Serra do Uibaí para escoar sua produção. A construção dessa estrada vai reduzir esse percurso em 46 quilômetros, beneficiando mais de mil famílias.


Esta obra, meu caro Deputado Ivan Valente, vai resultar, segundo estimativas, segundo estudos... (obs. a edição foi descontinuada nessa fala)

4 comentários:

Jorge Araujo disse...

meu caro me mande teu e-mail pra eu te mandar um materil do iteresse do povo de Uibai.

Jorge Araujo disse...

AUDIÊNCIA NO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO

O Deputado Amauri Teixeira (PT-BA), cumprindo a agenda de hoje (18/5), foi ao Ministério do Integração juntamente com o Prefeito de Uibaí Pedro Rocha, o Prefeito de Nova Fátima Monoel Oliveira, e Secretária de Infraestrutura de Senhor do Bonfim Alzeneide Nunes juntamente com o Ministro da Integração Fernando Bezerra.

Sobre o município de Uibaí foi colocado para o Ministro a necessidade de se construir a Estrada Vicinal da Serra objetivando o escoamento da produção de frutas e outros produtos agrícolas, o Ministro informou que tem toda a disposição de contribuir para o desenvolvimento do projeto, contudo será necessário que a prefeitura elabore o projeto básico e em parceria com o Governo do Estado por se tratar da BA 225.



A necessidade primordial do município de Nova Fátima está relacionada água para o atendimento da comunidade, seja para consumo ou para a produção agrícola e pecuária, o Ministro Fernando Bezerra se comprometeu em ajudar aquele município marcando imediatamente com o Presidente Interino da Codevasf Clementino Sousa Coelho, com vistas à construção de barragens na zona rural na cidade.

O prefeito ainda pontuou a necessidade que o município tem referente a esgotamento sanitário e pavimentação, Amauri Teixeira afirma que “Iremos trabalhar para garantir que as benfeitorias cheguem deforma de célere ao município”.

Já em relação ao Município de Senhor do Bonfim a Secretária de Infraestrutura Alzeneide Nunes, trouxe informações acerca do projeto para a construção da Barroca do Faleiro, demanda que a comunidade espera desde 1988, e no final do ano passado teve empenhado o valor de R$ 3 milhões de reais, contudo este empenho foi cancelado, devido a problemas no projeto.

Sobre a barragem da Barroca do Faleiro o Ministro afirmou também que pelo fato de se tratar de um grande empreendimento se faz necessário uma articulação junto ao Governo do Estado no sentido de priorizar a proposta assim como construir o projeto consiste para ser apresentado ao Ministério da Integração.

O Ministro afirmou que é necessário que se faça projetos bem estruturados e que se empenhará no sentido de viabilizar as propostas.

“Iremos acompanhar todos os projetos que beneficiem os municípios, continuaremos buscando os Ministérios para fazer chegar políticas públicas aos cidadãos baianos, e sempre que necessário faremos a interlocução entre as prefeituras e os órgãos do governo”, finalizou o Deputado Amauri Teixeira

Obs. Me mande teu e-mail que passo as fotos da audiência , que aqui não consigo colar..

gustavo rocha disse...

esse,se ocorrer será o tiro de misericória em nossa querida serra azul!!!
se os amigos quando em visita a uibaí,tivessem um tempinho(ja que com a "estraga" que corta a resistencia da serra,não se gasta mais que vinte minutos pra se chegar ao topo)e a curiosidade de ver em que se resulta tal obra,não seriam de total acordo com essa politica suja que envolve as boas intenções e a preocupação destes lideres com os serranos e com o escoamnto de frutas de miroros.

chegando ao topo,nota-se que onde a pouco tempo(4 a 5 anos)existiam roças com grande produção,ve-se um terreno fraco,com 80% de pedras soltas,e pequenos pés de andu, mandioca,sendo o abacaxi o que resite um pouco mais,devido sua boa adaptação ao terreno pedregoso.
sabemos que,uma roça na serra só produz com qualidade por em media 5 anos,como foi citado.pois esse é o tempo que as águas da chuva(a erosão) leva para acabar com o solo,retirano todo o barro,e componentes organicos depositados ali durante séculos,e de quebra levando tudo isso direto pro riacho serra azul,onde ficam os brejos que já não se tem quase água,ou mesmo exita aquele barro preto(humos)caracteristico de antes.nota-se que a agua existe,só que embaixo de uma larga camada de arreia lavada,trazida do topo da serra,das roças.sendo o agricultor obrigado a roçar e encoivarar(botar fogo) mais varias tarefas de terra para garantir seu sustento(como vi no ultimo domingo 29 de maio quando estive la coversando com alguns amigos sobre o assunto).

será que o que se gastaria cortando a serra,ou fazendo uma estrada em local ermo,em mata virgem(ou parte dela)não seria mais caro do que beneficiar uma já existente?
dando sim a volta na serra,mas por outro lado dando uma volta por cima do desmatamento que ja acabu com a maior parte dela?

ADEUS SERRA AZUL,
OS COTURNOS DO PROGRESSO
ESMAGARAM A TI E A TEU HUMILDE POVO!!

Jorge Araujo disse...

Prezados;

Primeiro acho o debate importante, e quem derá a população de Uibai estivesse ligada e participando das discurções.

è necessario alguns aopntamentos :

1 - Não conheço a Serra tão bem como o gustavo , no entato sabemos que a devastão por lá é antiga e feita inclusive por alguns ex-prefeitos da Cidade. Ainda bem que a pauta da questão ambiental chegoua tempo.
2 - Quem defende a estrada serra, não é favoravel a devastação á destruição da serra.
3 - Uma obra desse nivel seria gasto alguns milhoes e pra isso teria quer linçença ambiental que seria : Que é uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente e possui como uma de suas mais expressivas características a participação social na tomada de decisão, por meio da realização de Audiências Públicas como parte do processo.
4 - Então vejamos , controle na degradação e participação popular.
5 - è inegal, a estrada traria impactos economicos , geraria emprego e renda.

O grande desafio e densenvolver sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e económico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.

Abraços
Espero ter contribuido no debate.