sábado, 15 de janeiro de 2011

Filiações Partidárias em Uibaí - Análise e tendências

Certo está o povo de Uibaí, que fala em política todo dia, o ano todo, os quatro anos.
Um ano é o de eleição; o seguinte é de filiação; o seguinte é de eleição e o outro de filiação. A dança das cadeiras é muito comum no ano seguinte ao de cada eleição.
Quem pretende se candidatar na eleição do próximo ano, por exemplo, se quiser mudar de partido tem que fazer já, informando ao partido e à Justiça Eleitoral, sob pena de ter dupla filiação, não estar filiado, enfim, não ter sua candidatura deferida.
O leitor que quiser se candidatar, ou lançar candidato tem até 06/10/2011 para inscrição em um partido. Hoje, Uibaí tem em torno de 1000 (mil) pessoas filiadas em partido. Tal número demonstra nossa paixão pelo tema. Isso significa mais de 10% do eleitorado filiado em uma sigla. Há destaque para o PTB, o qual possui 171 eleitores regularmente filiados, seguidos pelo PMDB, com 146; DEM, com 137; PT, com 107 e PSDB, com 104.
Com a lei da "ficha limpa", a Justiça Eleitora passou a ser mais rigorosa. Detalhes que passavam em branco, agora também são relevados.
Então, a política, a sua estratégia, são debatidas o tempo todo. É um processo dinâmico e cheio de acordos para, a cada dois anos obter apoio ou se candidatar.
O alto número de filiados também se caracteriza pelo equilíbrio entre as forças. Embora tanto um lado como o outro afirmam que terá o seu candidato como único, na hora "H", a tradição da disputa deve mesmo polarizar entre dois candidatos.
Acredito, ainda, que com a ascensão das mulheres no cenário nacional, Uibaí também irá lançar uma de suas guerreiras como candidata. Só na câmara já existem 03 cadeiras para elas. Não sairá de susto que uma tente ocupar o executivo em 2012.

Nenhum comentário: