sábado, 16 de outubro de 2010

Uibaiense promove recuperação ambiental - Projeto de restauração florestal, Grota do Mané José

Edimário Oliveira Machado, depois de dar a sua contribuição para a literatura de Uibaí, depois da iniciativa da ACCU, da UMBU, grêmio cultural, entre outros, agora põe em prática um projeto inovador.

Trata-se de um projeto de recuperação da serra, em um local devastado pela ação humana.

O projeto foi apresentado na Casa dos Estudantes de Uibaí em Salvador (CEU) em 16/10/2010. Os trabalhos já estão em andamento, consistindo inclusive no plantio de milhares de mudas indicadas para a região.

Dezenas de pessoas lotaram a "sala de debate Osvaldo Alencar", localizada no interior da CEU para participar do evento. Todos expressaram seu entusiasmo com a iniciativa. A questão ambiental, nesse momento, é tratada como uma questão nossa, não apenas do poder público. A comunidade de uibai foi alertada da proibição de matar animais silvestres, bem como da proibição de destruição da flora local.

O projeto, pelas fotos apresentadas, começa a dar resultados. Há notícias de que animais, como macacos e aves que tinham ido embora, voltaram, procurando abrigo no reserva.

A grota do Mané José está localizada em uma propriedade adquirida por Edmário para preservação ambiental.

No encontro de hoje, implicitamente, todos se comprometem a abraçar a questão ambiental. A serra de Uibaí está para os Uibaienses, assim como a A Floresta Amazônica está para o mundo.

Conversar com amigos, devendo lembrar os fatores de risco de incêncios (como bagas de cigarro, fogo para tirar abelha, para fazer café, etc), recomendando que tenham cuidado, faz parte do compromisso de cada um.

É necessário que cada um abrace um micro projeto. Se não pode fazer o mais, faça o menos; se não pode planter 2 mil árvores, plante duas, evite dizimar as nossas espécies já existentes.

Parabéns a Edimário por mais esta iniciativa. Parabéns ao povo de Uibaí por ter um conterrâneo militante e preocupado com as questões que nos aflingem. Parabéns a toda a equipe que colabora no andamento do plantio, abertura de covas, etc.

Nenhum comentário: