sexta-feira, 16 de julho de 2010

Lugares em Uibaí com mais de 1100m de altitude - Há muito mais para se ver!

O Google disponibilizou fotos mais nítidas de Uibaí.
Fiquei impressionado. Apesar de já ter lido em livros de geografia, ter conversado com Celito, custava acreditar que Uibaí tinha lugares tão impressionantes.
Com a foto de satélite antiga,  pude analisar em outro texto a questão do desmatamento. Agora, o que me chamou a atenção foi que, as serras que se encontram atrás daquela primeira, são bem mais altas.
Durante o período que pude me meter em aventuras, não passei da segunda elevação nas serras de Uibaí. A imagem divulgada confirma que no território da cidade há superfícies com mais de 1.100 metros de altitude, o que pude observar, fica na direção do Boi Carreiro. Observe que Morro do Chapéu recebe o título de cidade mais alta da Bahia, com 1200m de altitude.
Fico a imaginar, como deve ser esses pontos no mês de junho? Como deve ser o frio em um local 600m mais alto. Como eu já disse, só o quentão ou uma costela para amenizar a temperatura. Este ano, houve previsão para Uibaí de 9º, eu pensei, esses meteorologistas estão malucos, mas lá nessas alturas é possível. Imaginem a sensação térmica.
Agora pense você que estava no São João de Uibaí ou no São Julho do Poço: ali estava frio demais.  Neste momento me lembro de uma fez que foi à serra. Passamos uns três dias por lá. Foi o frio mais violento que já senti. As roupas, a coberta não davam conta. O cachorro chorava de frio. Pusemos as esteiras em um aberto, acendemos o fogo e passamos a torcer para chegar o outro dia.
O ponto que ficamos está a 900m acima do nível do mar, lugar chamado "Os Calderão".
Sugiro aos geógrafos de Uibaí que identifiquem com precisão estes pontos mais altos, caso não tenham nomes, batizem-os e vamos contar estórias, preservando a nossa história e tudo da nossa Terra.
Você que está lendo, que tem parentes em Uibaí e povoados, recomende a eles que quando visitarem a nossa serra, tenham cuidado com fogo, cigarro, etc. Há pouco tempo teve um incêndio que dizimou muitas árvores centenárias. Caso converse com algum vereador ou alguém que cuide do meio ambiente, verifique a possibilidade de impedir a abertura de roças na serra. Cada um deve assumir um pouco da defesa da nossa Vegetação!

Nenhum comentário: